Importância da motivação no aprendizado da Língua Alemã

Débora Berwanger, Yasmin Lein Bender, Josiane Richter

Resumo


O presente trabalho apresenta a importância da motivação como elemento primordial no sucesso ou no fracasso da aprendizagem da Língua Alemã como língua estrangeira. O professor, principal agente desse processo, possui a função de conduzir e orientar os alunos na efetivação de tarefas que os colocam como os sujeitos centrais no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo dessa forma para elevar a sua motivação. O fator motivacional está diretamente ligado à parte cognitiva do aluno pelos componentes emocionais e afetivos. Sabendo disso, a motivação precisa estar presente em todos os momentos da aula. Um bom professor, que possui êxito em suas aulas, é aquele que sabe motivar e cativar os seus alunos.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Rubem. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2001.

CAVENAGHI, Ana Raquel Abelha. Uma perspectiva autodeterminada da motivação para aprender língua estrangeira no contexto escolar. Ciências & Cognição, v. 14, n. 2, p. 248-261, 2009.

CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes. 15. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

HUERTAS, J. A. Motivación: querer aprender. Buenos Aires: Aique, 2001.

LA TAILLE, Yves de; NELSON, Pedro Silva; JUSTO, Jose Sterza. “A escola e os valores: a ação do professor”. Porto Alegre: Mediação, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Acadêmica Licencia&acturas - (ISEI)

ISSN versão eletrônica: 2525-5754