A formação e a vivência pastoral do coordenador pedagógico de escolas católicas de Canoas/RS

Fernando Degrandis

Resumo


Na proposta da “Escola em pastoral” nas escolas confessionais católicas, todas as pessoas são responsáveis pela evangelização na garantia da essência da proposta confessional, qual seja, fazer da dimensão pedagógica também um processo pastoral. Nessa responsabilidade de todos, qual a vivência e a formação pastoral do coordenador pedagógico? Essa questão se torna pertinente, uma vez que essa função é responsável por dinamizar o Projeto Político-Pedagógico junto aos demais educadores; e só é possível promover um processo pastoral quando conhece sua proposta. Nessa investigação foram entrevistadas coordenadoras pedagógicas de cinco escolas católicas do município de Canoas–RS. O fundamento pastoral está presente nos documentos e nos discursos. Porém os relatos e os projetos das instituições apresentam características diferenciadas. Essas experiências foram sistematizadas em sua diversidade e semelhanças, sendo possível indicar propostas para aperfeiçoar o processo pedagógico-pastoral na coordenação pedagógica.


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Referências


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