A percepção do professor frente à avaliação da aprendizagem

Shirlei Alexandra Fetter, Raquel Karpinski Lemes, Cleci Senczkowski da Silva

Resumo


O presente estudo tem como objetivo analisar a forma de avaliação da aprendizagem. A pesquisa apresenta viés qualitativo e foi realizada com três professores e três alunos de 3º ano ao 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal. Com os resultados obtidos, pôde-se perceber que o processo de avaliação se destaca no Projeto Político-Pedagógico da escola e nas atividades práticas de avaliação realizadas pelos docentes. Conclui-se que a avaliação é importante ao considerar o processo de aprendizagem no decorrer do percurso.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2017.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BONBOIR, Anna. Como avaliar os alunos. Lisboa: Seara Nova, 1976.

DEMO, Pedro. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

ESTEBAN, Maria Teresa. Escola pública, comunidade e avaliação: resgatando a avaliação formativa como instrumento de emancipação. In: ______. (Org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 7-28. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessá- rios à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

HOFFMANN, Jussara M. L. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 1992.

______. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 18. ed. Porto Alegre: Mediação, 2000.

______. Avaliar: respeitar primeiro, educar depois. Porto Alegre: Mediação, 2008.

______. Avaliação e Educação Infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. 19. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995.

______. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? Revista Pátio, Porto Alegre, n. 12, p. 6-11, fev./mar. 2000.

MELCHIOR, Maria Celina (Org.). Avaliação para qualificar a prática docente: espaço para a ação supervisora. Porto Alegre: Premier, 2001.

MÉNDEZ, Juan M. Álvarez. Avaliar para conhecer: examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, n. 37, mar. 1999. SANT’ANA, Ilza Martins. Por que avaliar? Como avaliar?: Critérios e instrumentos. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

WEBER, Sônia Suzana Farias. Avaliação da aprendizagem escolar: práticas em novas perspectivas. 2007. 199f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Acadêmica Licencia&acturas - (ISEI)

ISSN versão eletrônica: 2525-5754